terça-feira, janeiro 03, 2006

Pequeno fato curioso - Odores

Estava refletindo sobre coisas marcantes de homens na minha vida. E me dei conta de um certo fato : todos os caras pelos quais eu tive sentimentos, o cheiro era algo que me agradava. E outros caras com os quais eu não quis nada ou não tive nenhum sentimento, cheiro não me agradava particularmente. Não que esses outros caras tivessem cheiros ruins, mas eram odores indiferentes. E eu não estou falando de cheiro de perfume. E esse fato está na seguinte ordem: eu conheço o cara e o odor me agrada, antes de haver possibilidade de qualquer conhecimento mais aprofundado.
Nada me incomoda mais que um odor "forçado". Isso acontece quando o perfume que o cara usa é muito diferente do cheiro que ele tem. Daí parece que ele quer mascarar o próprio odor com um outro comprado. Fica feio. Gosto de perfumes masculinos que valorizem o próprio cheiro, que façam uma mistura agradável.
A minha pergunta é : o que determina que um cheiro me agrade ?! Será que incoscientemente me agrada o odor de alguém que biológicamente pudesse suprir um papel masculino de pai dos meus futuros filhos ( se é que esses vão existir em algum ponto...) ? Ou realmente existe esse negócio de ferormônio ? Será que o cheiro das pessoas é mutável ? O que será exatamente que me atrai, o próprio cheiro ou o cheiro é uma consequência ?